quarta-feira, abril 24, 2013

[Filme e Livro] O meu pé de laranja lima

Olá queridos! Hoje eu trago para vocês mais uma literatura nacional, e que também foi adaptada para o cinema recentemente. 


O livro foi escrito por José Mauro de Vasconcelos  foi publicado em 1968 , traduzido para 52 países e publicado em 19. 

O enredo nos conta a história do menino Zezé com cinco anos, e que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Por esse motivo, sua mãe trabalhava em uma fábrica e seu pai estava desempregado e por isso passavam dificuldades e por isso os irmãos mais velhos cuidavam dos mais novos, ele  cuidava do irmão mais novo Luiz. 

Apesar disso, ele era super interessado pela vida, e era um menino muito curioso, gostava de aprender palavras novas e difíceis, muitas delas ensinadas pelo sue Tio Edmundo. Por ser criança, fazia muitas traquinagem que lhe rendiam castigos dos pais e dos irmãos e considerados por eles um menino mal, dessa forma e por passar muito tempo sem ver a mãe ele  não encontrava na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Somente de sua irmã Glória, que ele carinhosamente chama de "Godóia".

Quando se mudam, encontra no seu quintal um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família. Zezé teve também um grande amigo o português Manuel Valadares.

Adaptações

Sua primeira adaptação ocorreu em 1970, sendo dirigido por Aurélio Teixeira:

Foram exibidas três novelas, uma em 1970 pela TV TUPI, outra em 1980 pela Rede Bandeirantes e em 1998 pela  Rede Bandeirante novamente.
Em 2003, foi publicado na Coreia do Sul, em forma de quadrinhos, numa edição com 224 páginas ilustradas.
E em 2012 foi feita uma nova versão cinematográfica dirigida por Marcos Bernstein, sendo exibida durante  Festival do Rio estreiou no cinemas em 19 de abril de 2013.



Uma dica, leia ou veja o filme com lencinhos ao lado. Ficou curioso? Dá uma conferida.

sábado, abril 20, 2013

Saga Fallen

Olá leitores!!

Finalmente eu voltei do meu hiatus ( faculdade me matando) haha
Vamos começar a resenha de hoje com uma saga!! Mais especificamente falando do seu primeiro volume.



Sinopse:
Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.


Fallen é um livro misterioso.  O livro de Lauren Kate, narra a história de Luce ( Lucinda) Price. Desde criança, ela é atormentada e perseguida por sombras misteriosas, que ninguém além dela, as enxergam. Por conta disso, ela sempre foi submetida a tratamentos psicológicos e remédios fortes. Com o tempo, Luce foi percebendo que não poderia contar com ninguém para dividir suas aflições - nem mesmo seus pais - por isso ela começou a fingir que não via mais as tais sombras, mas o que a garota não poderia imaginar, era que o pior estava por vim, quando foi acusada de ter causado a morte do namorado que sequer ela recordava de como tudo havia acontecido. Seus pais desesperados, e com a ideia de "proteger" a filha, acaba mandando-a para o reformatório Sword & Cross. Um lugar, digamos inóspito, sombrio e que acaba por trazer acontecimentos misteriosos para a vida dela, principalmente quando as sombras aparecem.

O reformatório tem um clima sombrio e fantasmagórico e a maioria de seus alunos parecem esconder algo que querem esquecer. Aos poucos, Luce vai conhecendo os colegas de classe, e entre eles está Daniel Grigori. Extremamente misterioso e com um ar de Bad Boy. Daniel se mostra rude inicialmente, mas isso não afasta Luce, ela não desiste de tentar se aproximar dele. Algo que se transforma em obsessão. Ela ainda conta com a ajuda de Pen – uma outra estudante que se torna sua amiga inseparável - e elas se pões a investigar a vida misteriosa de Daniel, mas o que ele esconde? Porque foge de Luce, mas ao mesmo tempo parece estar sempre por perto?
Como se não bastasse um garoto misterioso, que parece não corresponder aos sentimentos de Luce, ela acaba por conhecer Cam - um garoto sombrio e sedutor - que desde o início demonstra um grande interesse em Luce. Agora, Luce tem muitas dúvidas, não sabe de quem deve gostar, de Daniel e sua atração fatal, ou, de Cam, o garoto que parece perfeito para ela. Mal sabe ela que seu destino já vem sendo traçado há muito tempo...entre os dois!!

A narrativa feita pela autora é fantástica. O cenário e as personagens parecem reais e o ritmo dos acontecimentos cresce a cada capítulo, fazendo o leitor querer ler cada vez mais. Mesmo o livro contendo muitos mistérios, a narrativa introduziu características especiais às personagens secundárias, tornando-as peças fundamentais para compreender a história.

Os mistérios contidos no livro, não são todos revelados no final, fazendo que fiquemos loucos para ler a continuação. Embora, a protagonista só descubra o segredo de seus colegas da Sword & Cross no final, é possível termos uma idéia de algo sobrenatural ocorrendo desde o começo, o que nos instiga a continuar!  

Garanto que não haverá decepções se você gostar de romances misteriosos, e sobrenaturais! 

A Walt Disney Comprou os direitos autorais de Fallen! Logo logo teremos filme, galera!
Quem vocês imaginam que combinem para o casting??
Quando sairem mais noticias, postaremos!!

Ah, já falei que todas as capas da saga são apaixonantemente lindas!?! Confiram: 


Lindo né? Prometo logo Resenhar o segundo volume da saga, Tormenta. 

Beijinhos!

domingo, abril 07, 2013

Quadribol através dos Séculos e Animais fantásticos e Onde habitam

Aproveitando o gancho que a autora do mês é a querida J.K. Rowling, estarei fazendo um post especial.  A resenha será sobre dois livros muito comentados na Saga do bruxinho Harry Potter. 

Um faz parte da lista obrigatória dos alunos de Hogwarts o outro está disponível na biblioteca do Castelo. 


Quadribol através dos Séculos, foi escrito como forma de arrecadar fundos a Comic Relief, o dinheiro da venda do livro será doado às populações pobres e vulneráveis, nos países mais carentes do mundo. 

O livro é claro, foi escrito por Kennilworthy Whisp,  e conta com um prefácio escrito pelo diretor Alvo Dumbledore, no qual deixa um aviso sobre a obra:

" Embora eu tenha desfeito os feitiços normais que são lançados sobre um livro de biblioteca, não posso prometer que não tenha restado algum vestígio  neste exemplar. Todos sabemos que Madame Pince acrescenta azarações incomuns aos livros sob seus cuidados." Whisp, Kennilworthy, pag. 10

Ao abrir o livro, você realmente tem a sensação de estar me Hogwarts, pois na primeira página ele contem o nome de todos os alunos que o pegaram emprestado.


Em seguida todas as criticas que o livro recebeu, até Rita Skeeter, do Profeta Diário dá o seu parecer:
" Já li obras piores"

É nesse tom descontraído que somos apresentados ao esporte mais famoso do mundo Bruxo, o Quadribol, ele narra desde a evolução da vassoura até como ele é jogado nos dias de hoje.

O livro também contem dados como precauções antitrouxas, times da Grã - Bretanha e da Irlanda além da disseminação do quadribol pelo mundo.

"América do Sul

O quadribol é jogado em toda a América do Sul, embora o jogo precise competir com o popular Tracabola tal como no continente norte- americano. A Argentina e o Brasil chegaram às quartas de final na Copa Mundial do século passado. Sem dúvida a nação mais talentosa em quadribol na América do Sul é o Peru que, segundo se comenta deverá se tornar o primeiro campeão latino americano nos próximos 10 anos" Whisp, Kennilworthy, pag. 54 

Segundo a autora no quabribol os melhores times seriam os que não tinham grande destaque no futebol. Isso explicaria o caso do Peru. 

Agora que já falamos de um dos esportes favoritos dos Bruxos vamos conhecer um pouco de sua fauna, através do livro:



Assim como o livro " Quadribol através dos Séculos", Animais fantásticos e Onde habitam também foi escrito para arrecadar fundos para a Comic Relief. 

O mesmo foi escrito por Newt Scamander, e é considerado um grande Magizoologia, recebendo em 1979 a Ordem de Merlim, Segunda Classe  graças aos seus estudos dos animais mágicos, e também conta com um prefácio especial de Dumbledore:

"Você tem em suas mãos uma duplicata do Animais fantásticos que pertence a Harry Potter, completa com as notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Embora Harry Potter parecesse um tanto relutante em permitir que seu livro  fosse reeditado na presente forma, nossos amigos da Comic Relief acharam que esses pequenos acréscimos contribuíram para o tom divertido do livro. O Sr. Newt Scamander, há muito tempo resignado com a pichação da sua obra - prima concordou." Scamander, Newt pag. 08

O livro realmente tem anotações divertidas, a começar pela contra capa:


Ele não tem críticas literárias, mas não deixa de ser divertido.  Ele contem informações do que é um animal, e até um glossário dos animais fantásticos do mundo bruxo, sua classificação e onde encontrá-lo. 

Na minha opnião é o Kelpie (Cavalo-do-lago), que faz uma ligação mundo bruxo x trouxa, pois o maior Kelpie encontrado está na Escócia , no Lago Ness. 

Eu poderia escolher vários animais, para dar um exemplo,  mais que tal você ler esses dois livros e dar umas boas risadas? Como são curtos você os lê em um dia, e até horas dependendo do seu ritmo. 

Comic Relief

Foi fundada em 1985 no Reino Unido por um grupo de comediantes britânicos a fim de angariar fundos para projetos que promovam a justiça social e ajudam a conter a pobreza. Cada centavo doado a Comic Relief é encaminhado para onde é necessário, por intermédio de organizações internacionalmente reconhecidas como a Save the Children e a Oxfam. 

O dinehri obtido na venda dos dois livros no mundo inteiro ajudará comunidades mais pobres, os países menos favorecidos no planeta; o dinheiro obtido com as vendas no Reino unido será destinado a projetos britânicos.

Conheça um pouco do trabalho deles aqui: http://www.comicrelief.com/

Com isso fico por aqui!

quarta-feira, abril 03, 2013

[Livro] A Esperança

Olá leitores... Hoje eu trago para você o final de uma saga...Não, não é Percy Jackson... .


Pois é...chegamos ao fim da saga que atualmente tem conquistado milhares de fãs...
Foi lançado em 24 de Agosto de 2010 nos E.U.A e em 04 de Outubro de 2011 no Brasil pela editora Rocco.

O livro da continuidade ao Em Chamas e ao seu antecessor  Jogos Vorazes, e dá um desfecho ao série.

Katniss, Finnick e Beete são enviados por Plutarch e por Haymich para o Distrito 13 (que realmente existe e está liderando a rebelião), governado pela presidente Coin.

É a partir desse ponto que ela decide ser o TORDO, símbolo da revolução e aceita ser filmada pelos Rebeldes, desde que fosse ela a matar Snow. No Distrito 13, Katniss reencontra sua família e ela e Gale iniciam seus treinamentos para o exército rebelde, entrando em combate pela primeira vez no Distrito 8, após o bombardeamento de um hospital. Quando Katniss começa a não ser mais um bom tordo, Coin ordena o resgate de Peeta, Johanna e Enobaria, achando que o resgate de Peeta melhoraria o desempenho dela. Entretanto, Peeta foi telessequestrado e tenta matar Katniss algumas vezes. 

Após idas e vindas no livro, eles finalmente invadem a Capital e prendem o Presidente Snow. Dessa forma  Coin reúne os últimos tributos vivos e questiona se devem realizar mais um evento dos Jogos Vorazes só que dessa vez com crianças da Capital,  Peeta, Annie e Beete são contra, Katniss, Johanna, Enobaria e Haymich votam a favor. 

No dia escolhido para matar Snow, Katiniss muda o alvo, e mata Coin. Ela então é presa e julgada surpreendentemente, considerada inocente (seu médico após a vitória rebelde testemunhou dizendo que ela era louca), Haymich que conta os detalhes do que aconteceu enquanto ela esteve presa, ele conta que o após a morte de Coin houve um pandemonio, quando o tumulto cessou encontraram o corpo de Snow ainda preso no poste, não sabendo se ele morreu engasgado ou se foi sufocado pela multidão, durante a correria.

É realizada uma nova eleição e Katiniss é enviada de volta para o Distrito 12. Após alguns meses de depressão Katniss se casa com Peeta, com quem tem dois filhos . Mesmo após anos Katniss ainda sofre com pesadelos relembrando a guerra, mas acorda nos braços de Peeta onde encontra segurança.

O livro também será adaptado como seus antecessores e será dividido em duas partes, apesar de meu ver não haver necessidade, aparentemente virou moda dividir o ultimo filme da franquia. Ambos já tem dada definida para lançamento  a primeira parte será lançada mundialmente em 21 de novembro de 2014, e a segunda em 20 de novembro de 2015.

Encerro por aqui a resenha da Trilogia Jogos Vorazes, mais fiquem ligados que traremos notícias sobre os filmes. 

100 likes...Facebook

Olá!

Hoje eu vim aqui, fazer um post de agradecimento. A nossa página no Facebook, atingiu 100 likes na segunda - feira. Isso tudo graças a vocês que curtem a nossa página. 

A Equipe Livro e Neblina agrade. 

segunda-feira, abril 01, 2013

Redes Sociais

Hoje vim falar de algo diferente. Quem aqui conhece ou acessa o Livro e Neblina sem ser no blog? 

Então... que tal dar uma conferida nas redes sociais em que estamos? Abaixo você encontra o link para cada uma de nossas páginas.

Ask



Facebook



Google Plus

Skoob


Twitter


Agora vocês sabem onde nos encontrar. E fiquem ligados, sempre estamos divulgando novidades. =D

Autor do Mês - J.K. Rowling


Olá leitores. Nesse 01/04 temos uma escolha muito importante a fazer. Escolher o nosso autor do Mês. E dessa vez a escolhida foi a queridíssima: J.K. Rowling, afinal hoje também é aniversário dos queridos Gêmeos Weasleys. 

Joanne Rowling

Nascimento: 31 de Julho de 1965
Morte: -

Mini - biografia

Joanne, nasceu em Yate e é filha de Peter John Rowling e Anne Volant, e tem uma irmã Dianne, a quem o primeiro livro da Saga Harry Potter foi dedicado. Em 1971,escreveu seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Beee foi nessa época que Joanne foi matriculada na escola  St. Michael's Church of England, perto de sua casa, com estilo bem tradicional.
Quando passou a estudar em   Wyedean , a escola acabou deixando  fortes lembranças: foi nessa época que Anne Rowling foi diagnosticada com esclerose múltipla, e foi aí também que ela conheceu Sean Harris, amigo a quem foi dedicado o segundo livro de Harry Potter  e dono do Ford Anglia original.
Ela ingressou na faculdade de Exeter onde cursou  Francês e Línguas Clássicas, e segundo ele foi muito doloroso, afinal queria cursar Inglês, mas se formou em 1987.  Em Junho de 1990 ela deu inicio aos manuscritos da série Harry Potter, mas em Dezembro desse ano sua mãe veio a falacer e ela ficou em choque.
Com isso, ele resolveu se mudar para Portugal, com o intuito de dar aulas de inglês. Lá ela conheceu um estudante português num bar, que lhe interessou, assim como ela a ele. Seu nome era Jorge Arantes, pouco se sabe do relacionamento deles, mas eles tiveram um filho Jéssica, primeira filha da autora.
Quando ela voltou a Londres com a filha, passou a escrever em bares e conseguia se manter com a ajuda do governo e  conseguiu, através da lei, manter Jorge longe dela e da filha. Sean Harris ainda mantinha contato com Joanne, e lhe emprestou algum dinheiro.
Após ser recusada por algumas editoras, o original de Harry Potter e a Pedra Filosofal  foi parar na Editora Bloomsbury, nas mãos de Barry Cunningham, à época coordenador da recém-criada, e não tão prestigiada, divisão de livros infantis, que decidiu publicar o livro, e foi nessa ocasião, que ela  agregou, como nome do meio, o nome da avó, Kathleen, originando a famosa assinatura J.K.Rowling.
Com o  sucesso do primeiro livro abriu as portas para o segundo, e desde então os olhos voltavam-se sempre para o lançamento do livro seguinte.Em fevereiro de 2007 apareceram as notícias sobre a assinatura que J.K.Rowling havia deixado em um busto no Hotel Balmoral, em Edimburgo, anunciando que num quarto daquele hotel ela havia terminado o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte. Durante um ano enquanto finalizava o livro, ela permitiu que a filmassem para um documentário, que foi ao ar pela primeira vez em 30 de Dezembro de 2007. Esse documentário, chamado Um ano na vida de J.K.Rowling, ou no original J K Rowling… A Year In The Life,  mostra diversos aspectos até então desconhecidos da autora.
Com o final da série Harry Potter  surgiram boatos de que a autora escrevia um novo livro. Em 2012 ela anunciou que escreveria um romance voltado para jovens adultos com o nome Morte Súbita, mesmo antes do lançamento o livro já estava na lista dos mais vendidos.
Três dos livros da série (Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol através dos Séculos e Contos de Beedle, o Bardo), foram escritos com o intuito de suas vendas serem revertidas para a caridade.
  
Obras 


Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)

Harry Potter e a Câmara Secreta (1998)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000)
Animais Fantásticos e Ondem Habitam (2001)
Quadribol Através dos Séculos (2001)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005)
Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)
Os Contos de Beedle, o Bardo (2008)

Gostaram de conhecer a nossa autora? Então siga as nossas resenhas sobre ela nesse mês aqui no blog.