domingo, junho 23, 2013

Especial Jogos Vorazes

Oi Leitores...

Trago algumas novidades para vocês....o trailler do segundo filme da série Em Chamas e o primeiro poster do ultimo filme da Série Esperança.

O primeiro trailer do filme Jogos Vorazes - Em Chamas foi apresentado no MTV Movie Awards, abaixo vocês podem conferir ele legendado.



E abaixo, o primeiro poster dos últimos filmes da série Jogos Vorazes - A Esperança parte 1.


A foto foi retirada da página Georgia Film, Music, and Digital Entertainment

Lembrando que a primeira parte de A Esperança lança em Novembro de  2014 e a segunda parte em Novembro de 2015.

Fiquem ligados no blog.

[Filme] Um pouco de ação... para uma tarde fria

Bom, hoje eu venho com uma dica de filme... pode ser old para alguns, mas acreditem tem pessoas que nunca assistiram aos filmes abaixo.


O filme surgiu devido a um brinquedo no Parque da Disneyland e tinha como foco os adolescentes.

O primeiro filme foi lançado em 2003 sob o título de Piratas do Caribe a Maldição do Pérola Negra,  e nos mostra duas busca a de Will (Orlando Bloom) em busca de Eliabeth (Keira Knightley) e o excêntrico Capitão Jack Sparrow em busca do medalhão Asteca e de seu navio o famoso Pérola Negra. 

Poster

Trailler 


Depois do sucesso inesperado de a Maldição do Pérola Negra, em 2006 foi lançado o segundo filme da franquia intitulado Piratas do Caribe o Baú da Morte.

Poster

Elizabeth Swann  a filha do governador Weatherby (Jonathan Pryce), está prestes a se casar com o ferreiro Will Turner (Orlando Bloom). Porém o evento é atrapalhado pela ameaça de Davy Jones (Bill Nighy), o capitão do assombrado navio Holândes Voador, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), amigo do casal. Temendo ser amaldiçoado a uma vida após a morte como escravo de Jones, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para escapar da ameaça.

Trailler

Apesar de ter críticas desfavoráveis a franquia em 2007 foi lançado o 3º filme sob o título Piratas do Caribe No fim do Mundo. 


Poster

 O enredo segue Will Turner, Elizabeth Swann, o Capitão Barbossa e a tripulação do Pérola Negra resgatando o Capitão Jack Sparrow do Baú de Davy Jones, e então se preparando para lutar contra a Companhia das Índias Orientais, liderada por Cutler Beckett e Davy Jones, que desejam extinguir a pirataria.

Trailler


Apesar das críticas o filme teve uma das maiores bilheterias da série:  US$ 960 milhões mundialmente. E particularmente é um dos meu favoritos. 

E quando achávamos que a franquia tinha terminado os Estúdios Disney resolveram trazer devolta o Capitão Jack Sparrow em mais uma aventura. 

Poster

O filme traz o Capitão Jack Sparrow procurando a Fonte da Juventude e confrontando o lendário pirata Barba Negra. É o primeiro filme da série baseado em um livro ( A Fonte de Juventude de Tim Powers lançado em 1988).

Trailler



E para os fãs de carterinha desse capitão atrapalhado mais nem tanto, a Disney anunciou para 2015 um 5º filme da série, nos resta esperar para saber qual será p enredo dessa nova aventura. Quando tivermos novidades, traremos para vocês. 

sábado, junho 22, 2013

Hannibal - Série de tv

"Hannibal" é uma série de TV criada por Bryan Fuller ("Pushing Daises" e "Carrie, a Estranha" - 2002), que trabalha como roteirista ao lado de Thomas Harris, autor dos livros "Dragão Vermelho" e que esteve envolvido com os projetos sobre o personagem no cinema ("Hannibal", "Hannibal, a origem do mal", "Dragão Vermelho (1986)" e "Dragão Vermelho (2002)"). Na direção, temos David Slade ("Eclipse", "30 Dias de Noite"), Guilhermo Navarro ("Uma Noite no Museu") e Michel Rymer ("A Rainha dos Condenados").

Sinopse: Baseado na série de livros de Thomas Harris, "Dragão Vermelho", a série "Hannibal" trás um foco na relação de um dos mais famosos serial killers com o agente do FBI, Will Graham (Hugh Dancy). Will é um talentoso descobridor de perfis criminais que é chamado para trabalhar ao lado do FBI, com o agente Jack Crawford (Laurence Fishburne). O jeito único de pensar ajuda a prender vários assassinos, todavia Graham não sai ileso. Quando a mente de um dos assassino, torna-se complicada demais até mesmo para si, Graham passa a receber ajuda do Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen), um dos mais premiados psiquiatras do país. Armado com a incrível experiência do brilhante doutor, Will e Hannibal (conhecido como um serial killer somente para os espectadores) formam uma brilhante parceria e parece que não existe vilão que eles não consigam pegar. Entretanto um grande jogo de manipulação se esconde por trás de tudo.

Sabe aquelas coisas que você não leva muita fé? Que não acredita que vai fazer muito sucesso? Esse foi meu pensamento após assistir o primeiro episódio de "Hannibal". Achei confuso, me perdi nos diálogos e até hoje me pergunto se eu deveria reassistí-lo, porque o sentimento que ele me deu não condiz com os outros.



A série passou por um momento critico durante sua exibição, onde boatos corriam que ela seria cancelada. Entretanto, felizmente a NBC foi inteligente e não deixou a série escapar de suas mãos. "Hannibal" inclusive já foi renovada para uma segunda temporada.


Eu não tenho palavras suficientes para descrever o quanto eu passei a gostar dessa série. Ela se foi desenvolvendo, desenvolvendo e esta semana terminou com uma season finale bombástica e de tirar o fôlego. Sério, parece que eu prendi a respiração durante todo o episódio. Pelo menos pra mim, que nunca tinha entrado em contato com a história de Hannibal Lecter, por medinho, admito, foi assim que me senti.



Que elenco fantástico! Hugh Dancy deu um show ao interpretar Will Graham, te fazendo sofrer por causa das coisas que aconteciam, te fazendo querer pegar o Will no colo e proteger do mundo.
 
O que dizer então do Mads Mikkelsen? Não me levem a mau e desculpem a comparação, o seriado Dexter é o meu favorito, mas o Hannibal tem alguns pontos na frente no sentido serial killer. Ele é tão, tão, tão manipulador que até mesmo nós, telespectadores, nos encontramos criando desculpas para ele. Ficamos divididas entra a pura raiva por conta das injustiças e dos crimes e ao mesmo tempo que nos pegamos torcendo por ele. Confessem! É impossível não gostar do personagem. Eu, pessoalmente o acho encantador, não no sentido beleza (isso também ._.), no sentido de complexidade mesmo.


E os efeitos usados? Essa season finale então foi caprichadíssima. Não digo necessariamente em relação à perfeição, mas sobre os momentos nos quais eles foram usados. Não quero falar muito por conta dos spoilers...

 Os personagens secundários como a Dr. Alana Bloom (Caroline Dhavernas) e o Jack Crawford (não tão secundário assim) também tem seus momentos e você tem até um momento de shipper com a Alana e o Will. O personagem Jack passa por momentos complicados e até sua esposa passa pelas mãos do Dr. Lecter.

A grande questão que ficou pra mim é a personagem Dr. Bedelia Du Maurier”, quem eu ainda não consegui formar uma opinião exata sobre o que ela é, o que ela quer e de que lado ela está.

Fiquei com uma vontade imensa de ler o livro ou pelo menos fazer uma maratona "Hannibal"... quem sabe :)

Enquanto isso aguardamos até ano que vem (urgh) pela segunda temporada de "Hannibal"!


quinta-feira, junho 20, 2013

Novidades...Mitológicas

Trago novidades para vocês, ou melhor para os fãs da série Percy Jackson! Sim.. estou falando de o Mar de Monstros, que estreia em Agosto no Brasil.


Na verdade o longa lança em 07 de Agosto nos Estados Unidos e em 16 de Agosto aqui no Brasil.

Sinopse

Para salvar o seu acampamento, Percy Jackson e seus amigos precisam encontrar o lendário e mágico Velocino de Ouro. Eles embarcarão em uma odisseia traiçoeira para as águas desconhecidas do Mar de Monstros - conhecido para os seres humanos como o Triângulo das Bermudas), onde eles lutarão contra criaturas aterrorizantes, um exército de zumbis, e o mal supremo

Elenco/Personagens

Logan Lerman como Percy Jackson
Alexandra Daddario como Annabeth Chase
Brandon T. Jackson como Grover Underwood
Douglas Smith como Tyson
Leven Rambin como Clarisse La Rue
Jake Abel como Luke Castellan
Paloma Kwiatkowski como Thalia Grace
Zoe Aggeliki como Silena Beauregard
Grey Damon como Chris Rodriguez
Sean Bean como Zeus
Kevin McKidd como Poseidon
Nathan Fillion como Hermes
Stanley Tucci como Dioniso
Missi Pyle, Yvette Nicole Brown e Mary Birdsong como as Irmãs Cinzentas
Anthony Head como Quíron
Mark Hamill como Tântalo
Daniel Cudmore como o Manticore
Robert Maillet como Polifemo
Shohreh Aghdashloo como o Oráculo de Delfos
Derek Mears como um dos Ciclopes
Aleks Paunovic como um dos Ciclopes
Tom Woodruff Jr. como Agrios

Infelizmente Pierce Brosnan não retornar-a para o papel de Quiron, e nem Chis Columbus volta para a direção, o que deve ser um alivio para os fãs, pois a boatos de que esse filme seja mais fiel a obra de Rick Riordan

As primeiras imagens foram divulgadas em Março desse ano e o primeiro trailler foi divulgado nos Estados Unidos antes do A Hospedeira, e depois em Abril na MTV.

Posters




Imagens Oficiais




Trailler



Para mais novidades fique ligado.

O Alienista

Boa noite leitores!

Como o mês é do Machado... que tal mais uma resenha de um livro dele? 


O Alienista... é um dos livros do Machado que mais causam "conflitos" entre os estudiosos do autor, pois alguns consideram o livro como novela  outros como um conto, e ainda como um conto mais longo(?). 

O livro foi publicado em 1882, junto ao volume de Papeis Avulsos, e é considerado o primeiro livro do Realismo Brasileiro.

Sinopse

Simão Bacamarte é o protagonista, médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se em Itaguaí, onde funda a Casa Verde, um hospício, e abastece-o de cobaias humanas para as suas pesquisas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa, etc. Costa, rapaz pródigo que dissipou seus bens em empréstimos infelizes, foi preso por mentecapto. A prima de Costa que intercedeu pelo sobrinho também foi trancafiada.

Para os machadianos, a leitura do livro é descomplicada, eu o li faz algum tempo, adorei... E achei o final bem interessante. Afinal quem pode ser considerado "louco"? Para Simão Bacamarte, eram as pessoas com "desvios" de condutas. Dá para imaginar não é? 

"As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o
Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de
Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou
ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a
universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia." Assis, Machado O Alienista, Cap. I

"Três dias depois, numa expansão íntima com o boticário Crispim Soares, desvendou o
alienista o mistério do seu coração."Assis, Machado O Alienista, Cap. II

E é nesse desenrolar que o nosso Bacamarte, vai escolhendo suas "cobaias". Até chegar a um momento em que...na verdade ele é o unico "normal" da cidade e se tranca na Casa Verde.

"Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco além dele em Itaguaí mas esta opinião fundada em um boato que correu desde que o alienista expirou, não tem outra prova senão o boato; e boato duvidoso, pois é atribuído ao Padre Lopes. que com tanto fogo realçara as qualidades do grande homem.  Seja como for, efetuou-se o enterro com muita pompa e rara solenidade."Assis, Machado O Alienista, Cap. XIII

Se você não quiser comprar o livro, pode adquiri-lo na internet, pois o livro se encontra em Domínio Público.

Realismo

O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. Logo mais tarde, em 1848, os comunistas Marx e Engels publicam o Manifesto que faz apologias à classe operária.

Uma realidade oposta ao que a sociedade tinha vivido até aquele momento surgia com o progresso tecnológico: o avanço da energia elétrica, as novas máquinas que facilitavam a vida, como o carro, por exemplo. Entre as correntes filosóficas, destacam-se: o Positivismo, o Determinismo, o Evolucionismo e o Marxismo.

Contudo, o pensamento filosófico que exerce mais influência no surgimento do Realismo é o Positivismo, o qual analisa a realidade através das observações e das constatações racionais.

Dessa forma, a produção literária no Realismo surge com temas que norteiam os princípios do Positivismo. São características desse período: a reprodução da realidade observada; a objetividade no compromisso com a verdade (o autor é imparcial), personagens baseadas em indivíduos comuns (não há idealização da figura humana); as condições sociais e culturais das personagens são expostas; lei da causalidade (toda ação tem uma reação); linguagem de fácil entendimento; contemporaneidade (exposição do presente) e a preocupação em mostrar personagens nos aspectos reais, até mesmo de miséria (não há idealização da realidade).

A literatura realista surge na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, e no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881.


Para conhecer um puco mais da literatura nacional, fique ligado no blog.

A nova onda de Spin Offs de Séries


Todo viciado em Série como nós, já deve estar sabendo que os canais de tv andam investindo em algo além das maravilhosas séries que eles sempre nos trazem. Estamos vivendo uma onda de Spin offs, minha gente!

Pra começar..The Originals




The Originals vem com a idéia de nos mostrar um pouco mais do passado e dos mistérios da vida Niklaus e seus irmãos originais. Apesar de só estar programada para ser lançada na Fall Season americana, ela teve seu Pilot escrito pela Julie Plec, a principal produtora de The Vampire Diaries e ele foi lançado como um episódio da Série The Vampire Diaries em 25 de abril desse ano.
O propósito da nova estreia é ao invés de dar uma continuidade a história, mostrar os novos personagens e as novas histórias para os telespectadores que talvez não tenham assistido “The Vampire Diaries” no passado. Assim, o Pilot nos trouxe o retorno de Klaus ao bairro French Quarter, na cidade de Nova Orleans - uma cidade que ele ajudou a construir há séculos. Lá, ele se reúne com seu protegido, Marcel.

Phoebe Tonkin, a lobisomem Hayley, também se tornará fixa no Spin off, já que apareceu bizarramente grávida de Klaus. ( nada muito animador para quem é Team Klaroline). Elijah também deu as caras no Spin Off e espero que ele continue como personagem regular por lá. 
Será que agora Klaus tendo um seriado só para ele, Caroline irá ter alguma passagem por lá? Espero que sim! Shippo os dois eternamente!  
Só nos resta torcer para que a série estreie logo! 



Once Upon a Time in Wonderland.



Como a Talita já falou por aqui , o canal televisivo ABC resolveu lançar um Spin Off que se passa no País das maravilhas antes de Regina lançar a maldição.

Confira a sinopse divulgada:

Na Inglaterra Vitoriana, a jovem e bonita Alice (interpretada por Sophie Lowe, Beautiful Kate) conta a um estranho sobre a terra que existe no outro lado da toca do coelho. Um gato invisível, uma lagarta que fuma narguilé, jogar cartas e conversar foram apenas algumas das coisas que ela viu durante essa impossível aventura.

Certamente essa garota é maluca e seus médicos vão coloca-la em tratamento para que esqueça de tudo. Alice parece pronta para deixar tudo para trás – especialmente da dolorosa memória do gênio por quem se apaixonou e perdeu para sempre, o bonito e misterioso Cyrus (Peter Gadiot, The Forbidden Girl) – mas bem no fundo sabe que esse mundo é real e em cima da hora o sarcástico Valete de Copas (Michael Socha, Being Human) e o irreprimível Coelho Branco (voz de John Lithgow, Third Rock From The Sun) a salvam. Emma Rigby (Hollyoaks) interpreta a Rainha Vermelha."



Espero que possamos ver cenas com a Cora ( mommy evil <3) e com o Chapeleiro Maluco em Once Upon a time in a Wonderland! 
Fico ansiosa para assistir e poder ver se conseguiram captar aquela magia habitual, aquele ar que OUAT tem que faz com que nos sintamos em casa! OUAT in Wonderland estréia também na fall season nos EUA.


E por último, mas não menos importante...Ravenswood
 


A ABC resolveu mesmo investir em filiais de suas séries populares, pois fez o mesmo com Pretty little liars. Esse spin off ficará nas mãos de Marlene King, Oliver Goldstick, Joseph Dougherty e Leslie Morgenstein, todos produtores e roteiristas também de PLL .

Sabe-se que Ravenswood contará a sinistra história da cidade vizinha de Rosewood (onde se passa Pretty Little Liars), um lugar assombrado há gerações por uma terrível maldição. E a misteriosa maldição está prestes a atacar novamente: cinco estranhos ficam repentinamente à mercê dos perigos que ela traz e decidem escavar a terrível história da cidade em busca de uma maneira de quebrar a maldição antes que seja tarde demais.
De arrepiar né? estou ansiosa para conhecer os novos personagens e ver a interação deles com nossas queridinhas de Rosewood e ver quem da série principal vai acabar aparecendo por lá! A série estréia em outubro, após o especial de Halloween de PLL.



quarta-feira, junho 19, 2013

Divulgada Capa do Novo livro da Meg Cabot: Abandono


Confiram a capa do novo livro da Meg, leitores!!!

achei muito linda!



quem mais já se apaixonou pela capa?
Me lembrou um pouco o estilo das capas da Saga Fallen, mas de um jeito bom, com um pouco mais de cor na personagem, mais vivacidade, porém sem abandonar os tons sombrios e misteriosos que a capa sempre nos passa.  Adorei! E vocês? Curtiram? 


confiram já a sinopse do Livro: 

Desde que Pierce Oliviera se afogou na piscina de sua casa e passou por uma experiência de quase morte, sua vida mudou. Dois anos depois, expulsa de sua antiga escola e sem amigos, ela só quer começar tudo de novo – e sua mãe parece acreditar que levá-la para Isla Huesos, lugar onde nasceu e cresceu, é a solução para todos os problemas da filha. Afinal, uma menina de 17 anos precisa de alguma normalidade, não? O que ninguém sabe é que Pierce conheceu o misterioso John no mundo dos mortos, e agora o rapaz não a deixa em paz…



Nos EUA o livro foi lançado em 2011 e então já sabemos que se tratará de uma trilogia.
 Fora do País os três já foram lançados, mas Abandono acaba de chegar em seu primeiro volume no Brasil.
Quem aqui ficou curioso para ler esse romance sombrio? eu eu eu!

Algum leitor já leu? Nos conte sua opnião!

Beijinhos!

segunda-feira, junho 17, 2013

[Livro] Cronicas de Kane - A Pirâmide Vermelha

Olá leitores! Isso aqui ta meio parado não é? Então que tal tirar a poeira e correr para ler o primeiro livro da série As Crônicas de Kane - A Priâmide de Fogo? 


Sim, eu trago para você a resenha do primeiro livro da  série, e depois quem ainda não conferiu pode correr e conferir a resenha do Trono de Fogo, feita pela Bruna.

Sinopse

Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.

Para os que conhecem a série Percy Jackson e os Olimpianos, vai encontrar diferenças na narração. Afinal, A Pirâmide Vermelha intercala a narração de Carter e Sadie.

Admito que nos dois primeiros capítulos, a série não era nada legal. Mas, ai engatei no terceiro capitulo e só parei quando o livro terminou. A leitura é leve, e divertida  apesar de alguns momentos tensos no percorrer. 
Vamos conhecer melhor os persoganes principais Carter e Sadie. 

Personagens Principais


O irmão mais velho de Sadie, viajou com seu pai desde a morte de sua mãe Ruby. 


Sadie, mora com os avôs em Londres, e como o seu pai fala tema  Lingua Ferrenha.

Book Trailer

Quando o livro começou a ser divulgado no Brasil foi feito o book trailer abaixo.

Curiosidade

A Casa da Vida (em egípcio: Per Ankh) realmente existiu  era o nome dado a instituição existente no Antigo Egito dedicada ao ensino no seu nível mais avançado, funcionando igualmente como biblioteca, arquivo e oficina de cópia de manuscritos. As Casas de Vida eram acessíveis apenas aos escribas e aos sacerdotes.

Se eu fosse você, iria conferir. Até a próxima.

quarta-feira, junho 05, 2013

Academia Brasileira de Letras

Aproveitando que o nosso autor do Mês é ninguém menos que Machado de Assis, que tal conferir  um outro trabalho dele?

Sim, estou falando da  Academia Brasileira de Letras - ABL.

Foi fundada no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897 por escritores como Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Souza, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Rui Barbosa.

Ela é composta por 40 membros efetivos e 20 sócios estrangeiros, que tem como objetivo  cultivar o português brasileiro e a literatura brasileira. 

As reuniões preparatórias começaram em 15 de Dezembro de 1896 sob a presidência de Machado, que foi eleito por aclamação na redação da Revista Brasileira. Foi apartir de reuniões como essa que surgiram e foram aprovados os estatutos da ABL.
Em 20 de Julho de 1897, foi realizada a seção inaugural nas instalações do Pedagogium ( museu pedagogico criado em 1890, que foi extinto em 1919). No inicio, as reuniões eram realizadas no antigo Ginásio Nacional, foi apenas em 1923 graças ao então presidente  Afrânio Peixoto e do então embaixador da França Raymond Conty, foi doado pelo governo frances o Prédio do Pavilhão Francês  que é uma réplica do Petit Trianon de Versalhes, hoje as instalaçoes estão tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimonio Cultural. 

O prédio possui uma área em homenagem ao seu presidente perpétuo (Machado), denominado Espaço Machado de Assis, que abriga o Núcleo de Informação e Referência sobre a obra de Machado de Assis, a Galeria de Exposições e a Sala de Projeções, onde se podem assistir filmes e vídeos relativos ao universo machadiano.

Presidentes

Nome Período
Machado de Assis 1897/1908
Rui Barbosa 1908/1919
Domício da Gama 1919
Carlos de Laet 1919/1922
Afrânio Peixoto 1923
Medeiros e Albuquerque 1924
Afonso Celso 1925 e 1935
Coelho Neto 1926
Rodrigo Octavio 1927
Augusto de Lima 1928
Fernando Magalhães 1929 e 1931/1932
Aloísio de Castro 1930 e 1951
Gustavo Barroso 1932/1933 e 1950
Ramiz Galvão 1934
Laudelino Freire 1936
Ataulfo de Paiva 1937
Cláudio de Souza 1938 e 1946
Antônio Austregésilo 1939
Celso Vieira 1940
Levi Carneiro 1941
Macedo Soares 1942/1943
Múcio Leão 1944
Pedro Calmon 1945
João Neves da Fontoura 1947
Adelmar Tavares 1948
Miguel Osório de Almeida 1949
Aníbal Freire da Fonseca 1952
Barbosa Lima Sobrinho 1953/1954
Rodrigo Octavio Filho 1955
Peregrino Júnior 1956/1957
Elmano Cardim 1958
Austregésilo de Athayde 1959/1993
Abgar Renault 1993
Josué Montello 1994/1995
Antônio Houaiss 1996
Nélida Piñon 1997
Arnaldo Niskier 1998/1999
Tarcísio Padilha 2000/2001
Alberto da Costa e Silva 2002/2003
Ivan Junqueira 2004/2005
Marcos Vinicios Vilaça 2006/2007
Cícero Sandroni 2008/2009
Marcos Vinicios Vilaça 2010/2011
Ana Maria Machado 2012/2013

Patronos das Cadeiras e Membros


Como forma de inovar e diferenciar da Academia francesas, os fundadores da ABL resolveram escolher um patrono para as 40 cadeiras, de forma a homenagear personalidades que marcaram as letras e a cultura brasileira, antes da fundação da Academia.

Abaixo, você irá encontrar a lista dos Membros atuais e a lista de Patronos.

Cadeira Nome Eleição
1 Ana Maria Machado 2003
2 Tarcísio Padilha 1997
3 Carlos Heitor Cony 2000
4 Carlos Nejar 1988
5 José Murilo de Carvalho 2004
6 Cícero Sandroni 2003
7 Nelson Pereira dos Santos 2006
8 Cleonice Berardinelli 2009
9 Alberto da Costa e Silva 2000
10 Rosiska Darcy de Oliveira 2013
11 Helio Jaguaribe 2005
12 Alfredo Bosi 2003
13 Sergio Paulo Rouanet 1992
14 Celso Lafer 2006
15 Marco Lucchesi 2011
16 Lygia Fagundes Telles 1985
17 Affonso Arinos de Mello Franco 1999
18 Arnaldo Niskier 1984
19 Antonio Carlos Secchin 2004
20 Murilo Melo Filho 1999
21 Paulo Coelho 2002
22 Ivo Pitanguy 1990
23 Luiz Paulo Horta 2008
24 Sábato Magaldi 1994
25 Alberto Venâncio Filho 1991
26 Marcos Vilaça 1985
27 Eduardo Mattos Portella 1981
28 Domício Proença Filho 2006
29 Geraldo Holanda Cavalcanti 2010
30 Nélida Piñon 1989
31 Merval Pereira 2011
32 Ariano Suassuna 1989
33 Evanildo Cavalcante Bechara 2000
34 João Ubaldo Ribeiro 1993
35 Cândido Mendes 1989
36 Vaga com o falecimento de João de Scantimburgo em 22/03/2013
37 Ivan Junqueira 2000
38 José Sarney 1980
39 Marco Maciel 2003
40 Evaristo de Moraes Filho 1984

1. Adelino Fontoura
2. Álvares de Azevedo
3. Artur de Oliveira
4. Basílio da Gama
5. Bernardo Guimarães
6. Casimiro de Abreu
7. Castro Alves
8. Cláudio Manuel da Costa
9. Gonçalves de Magalhães
10. Evaristo da Veiga
11. Fagundes Varela
12. França Júnior
13. Francisco Otaviano
14. Franklin Távora
15. Gonçalves Dias
16. Gregório de Matos
17. Hipólito da Costa
18. João Francisco Lisboa
19. Joaquim Caetano
20. Joaquim Manuel de Macedo
21. Joaquim Serra
22. José Bonifácio, o Moço
23. José de Alencar
24. Júlio Ribeiro
25. Junqueira Freire
26. Laurindo Rabelo
27. Antônio Peregrino Maciel Monteiro
28. Manuel Antônio de Almeida
29. Martins Pena
30. Pardal Mallet
31. Pedro Luís Pereira de Sousa
32. Manuel de Araújo Porto-Alegre
33. Raul Pompeia
34. Sousa Caldas
35. Tavares Bastos
36. Teófilo Dias
37. Tomás Antônio Gonzaga
38. Tobias Barreto
39. Francisco Adolfo de Varnhagen
40. Visconde do Rio Branco
Além dos 40 membros apresentados temos os Sócios Correspondentes com os seus patronos. 

Mais, apesar do reconhecimento a ABL ela já recebeu críticas por não ter membros nas suas cadeiras como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles entre outros. Ou por tornar imortais personalidades como Roberto Marinho, fundador da Rede Globo. 

Contudo, mesmo com as críticas a ABL ainda é responsável por imortalizar autores ou personalidades. 

Fico por aqui.